-
16
fev
COMO O ESTRESSE AFETA O SONO
O estresse afeta diretamente a qualidade de vida das pessoas e pode trazer sérias consequências à saúde. Para Shigueo Yonekura, neurologista e especialista em distúrbios do sono, o acúmulo de funções, a pressão no trabalho e o trânsito levam ao estresse, reação do organismo que afeta a saúde física, emocional e também causa a queda do sistema imunológico.
"Acordar cansado e com dores no corpo, por mais de uma semana, ter problemas de memória, podem ser sinais de alerta", diz ele. Para Yonekura, o estresse atinge o organismo de diversas formas e seus sintomas variam de pessoa para pessoa. Mas, a alteração do sono é um sinal evidente na maior parte dos casos.
Quem está nesta situação dificilmente consegue ter uma noite repousante e acordar bem disposto no dia seguinte para ir ao trabalho. Em alguns pacientes o efeito pode ser inverso, com a presença constante da hipersônia (sono em excesso).
Yonekura ressalta que o estresse é um dos principais inimigos do sono. Considerando que a má qualidade do sono e a sonolência excessiva podem trazer consequências graves ao nosso dia a dia, é preciso ficar atento e não correr o risco de ser mais um na lista das vítimas da epidemia mundial, o estresse.
Confira alguns sintomas físicos do estresse: dores de cabeça, indigestão, dores musculares, insônia, taquicardia, alergias, queda de cabelo, gastrite, mudança de apetite, dermatoses, hipersônia e esgotamento físico.
Já os sintomas psicológicos são: apatia, memória fraca, tiques nervosos, isolamento e introspecção, desmotivação, ansiedade, sentimentos de perseguição, autoritarismo, irritabilidade e emotividade acentuada.Entenda
Principais causas do estresse: mudanças bruscas e violentas na vida podem gerar dificuldades de adaptação, causando o estresse; a falta de tempo, o excesso de responsabilidade e expectativas exageradas; alimentação incorreta e tabagismo; ruídos podem provocar irritação e perda de concentração desencadeando reações de estresse, que podem levar até a exaustão; baixa autoestima.Como lidar
Procure formas de relaxamento. Yoga, respiração profunda, meditação e massagem podem aliviar os sintomas; reserve tempo para si mesmo. Você pode reservar pelo menos 15 minutos diários para fazer algo para si, como tomar um banho relaxante em uma banheira e caminhar.
Lembre-se: Uma boa noite de sono evita que o organismo acumule altos teores de cortisona. Esse hormônio é liberado em situações de estresse e contribui para a presença do mau humor.Fonte: RAC